Musicalização
Especializar professores de Educação Infantil, proporcionando-lhes referências teórico-metodológicas que possibilitem análise da ação pedagógica, visando à superação de uma pedagogia articuladora do contexto histórico-cultural, além de capacitar para o ensino superior. Aprofundar discussões sobre os fundamentos teóricos relacionados à literatura infantil, contação de histórias e o uso da música, bem como a aplicação prática desses conhecimentos.
Promover uma reflexão crítica sobre novas modalidades de abordar o fenômeno literário na construção de sujeitos leitores e apreciadores de literatura. Proporcionar subsídios teóricos e práticos sobre o uso da música como recurso para recreação e lazer no cotidiano das organizações, escolas, municípios, dando ênfase ao reconhecimento da cultura local, desenvolvendo a capacidade de compreensão e leitura do contexto social, histórico e cultural da musicalização, do lazer e da recreação na vida humana, contribuindo para a qualificação das intervenções pedagógicas no âmbito lúdico em diferentes espaços de estudo, lazer e trabalho.
Profissionais da área de Educação
créditos | horas | |
---|---|---|
Didática do Ensino Superior | 15 | 45 |
Seminário: Tópicos Avançados | 15 | 45 |
História da Música e Musicalização | 15 | 45 |
Formação de Conjuntos Musicais e Construção de Instrumentos | 15 | 45 |
Linguagem e Estrutura Musical | 15 | 45 |
Práticas Musicais Baseadas em Orff e Práticas Musicais Baseadas em Kodaly | 15 | 45 |
Música e Interdisciplinaridade | 15 | 45 |
Atividades Musicais Para a Pré Escola/ Atividades Musicais Para o Ensino Fundamental | 15 | 45 |
Total | 120 | 360 |