Neuroaprendizagem: Neurociência Aplicada à Educação
Na busca por ampliar a visão interdisciplinar e discutir a inter-relação entre aprendizagem e aspectos da neurociência, o curso de Neuroaprendizagem enfatiza os fundamentos, as relações e a prática do saber pedagógico aliado ao saber científico no tocante ao desenvolvimento neurológico. Diante da necessidade de se compreender cada vez mais o desenvolvimento humano e suas especificidades, em especial, no que diz respeito a aprendizagem e seus transtornos, é de suma importância conhecer mais a fundo os processos cognitivos que estão envolvidos no ato de aprender. Para isso, o curso relaciona saúde e educação, proporcionando ao aluno a instrumentalização para identificar padrões normais de aprendizagem e seus desvios em âmbito interdisciplinar.
Incorporar à formação pedagógica o conhecimento da neurociência a fim de melhor compreender como o cérebro funciona, bem como compreender os processos cognitivos envolvidos no desenvolvimento e aprendizagem, adaptando métodos educacionais aos indivíduos em situação de aprendizagem, com ênfase àqueles que apresentam características cognitivas e emocionais de modo diversificado. Aplicando a Neurociência à Educação, pretende-se desenvolver novas formas de conduzir, de modo interdisciplinar, o processo de ensino e aprendizagem, buscando conhecimentos sobre os mais variados transtornos neurológicos, visando desenvolver um trabalho de acompanhamento pedagógico, construindo um diálogo entre psicologia e educação.
Professores, educadores, pedagogos, psicopedagogos, psicólogos, fonoaudiólogos, e terapeutas ocupacionais.
créditos | horas | |
---|---|---|
Fundamentos da Neurologia e Neurociência | 15 | 30 |
Embriologia, Neuroanatomia e Neurofisiologia | 15 | 30 |
Neuropsicomotricidade: desenvolvimento e aprendizagem | 15 | 30 |
Linguagem e aprendizagem: atenção, consciência, memória e planejamento | 15 | 30 |
Neurociência e Educação Inclusiva: Transtornos Neuropsiquiátricos | 15 | 30 |
Transtornos de Aprendizagem: Abordagem Interdisciplinar I | 15 | 30 |
Interfaces entre Neurociência e Educação | 15 | 30 |
Organização e planejamento da prática pedagógica: ênfase em processos cognitivos | 15 | 30 |
Instrumentos avaliativos e neuropsicológicos | 15 | 30 |
Neuropsicologia e Aprendizagem | 15 | 30 |
Didática do Ensino Superior | 15 | 30 |
Seminário: Tópicos Avançados | 15 | 30 |
Aula Inaugural - Neuroaprendizagem | 15 | 30 |
Total | 195 | 390 |