Matemática
A graduação em Matemática visa preparar o futuro profissional para atuar no magistério, na educação básica, com o ensino fundamental e médio, capacitando-o para a prática em sala de aula, tornando-o apto a organizar e continuamente rever seus procedimentos de forma contextualizada e de acordo com uma reflexão teórica autônoma.
público alvo
O curso é destinado a quem deseja adquirir sua formação para atuar como docente na educação básica, ensino fundamental, ensino médio, educação profissional, bem como no ensino superior, em escolas públicas e particulares.
mercado de trabalho
O mercado de trabalho para os graduados em Matemática engloba a atuação no magistério do ensino fundamental e ensino médio em instituições públicas e privadas, podendo atuar também em outros segmentos, pois se destacam pelo domínio dos métodos e tecnologias modernas de ensino-aprendizagem, bem como pelo raciocínio lógico e dinâmico.
perfil do egresso
Em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e levando em consideração as especificidades da área de Matemática, o curso se propõe a formar profissionais com visão generalista e polivalente, dotados de competência e habilidades, atentos às mudanças organizacionais e ambientais e com espírito crítico, criativo e proativo, frente aos desafios. Dessa forma, o Curso Superior de Licenciatura em Matemática da FAMEESP forma profissionais (egressos) dotados de competências e habilidades que viabilizem condições para que o futuro profissional seja capacitado a: Dominar o conhecimento matemático específico e suas aplicações dentro de sua área e em outras áreas; Dominar a matemática para o exercício da cidadania; Trabalhar de forma colaborativa com os professores da área e de outras áreas favorecendo uma aprendizagem interdisciplinar; Compreender as características específicas dos raciocínios matemáticos como raciocínio lógico-algébrico, o combinatório, o geométrico e o de tratamento da informação; Compreender as potencialidades de raciocínio em cada faixa etária em relação ao processo de desenvolvimento e ensino-aprendizagem; Familiarizar, refletir e adequar sobre metodologias e materiais de apoio ao ensino garantindo a aprendizagem significativa; Permitir formação continuada e aprimoramento profissional para a prática docente na busca da qualidade do processo educacional, visando a atualização de conhecimentos; Ter consciência da necessidade da pesquisa e investigação científica, para a revisão de conhecimentos matemáticos visando sempre novos métodos e estratégias de ensino.

período
noturnocarga horária
3880 horasduração
8 semestresmodalidade
Ensino a Distância (EAD)tipo de formação
Graduaçãocadastro e-mec
1527381COORDENAÇÃO
Julyette Priscila Redling (Coordenadora)PROCESSO SELETIVO
2025/1PORTARIA
Curso Autorizado pela Portaria SERES/MEC Nº 1.067, DE 23 DE SETEMBRO DE 2021 e publicada no D.O.U. No 182, Seção 1, Pág. 68 de 24/09/2021Arquivo
Grade curricular
Corpo docente