Letras
O curso de licenciatura em Letras prepara profissionais para o exercício do magistério, capacitando-o para a prática em sala de aula, tornando-o apto a organizar e continuamente rever seus procedimentos de forma contextualizada e de acordo com uma reflexão teórica autônoma, desenvolvendo competências técnicas e reflexão crítica em sua formação pedagógica. O curso prioriza a compreensão do papel da educação e da escola na sociedade contemporânea, numa perspectiva crítica e transformadora que se estrutura nas noções, métodos e temas do conhecimento voltado para o estudo da linguagem e da linguística.
público alvo
O curso é destinado a quem deseja adquirir sua formação para atuar como docente na educação básica, ensino fundamental, ensino médio, educação profissional, bem como no ensino superior, em escolas públicas e particulares.
mercado de trabalho
O mercado de trabalho para os graduados em Letras engloba a atuação no magistério do ensino fundamental e ensino médio em instituições públicas e privadas, podendo atuar também em outros segmentos educacionais: mercado editorial, mercado empresarial, educacional e trabalho autônomo, trabalhando com revisões de trabalhos acadêmicos, coerência e coesão, ortográfica e gramatical.
perfil do egresso
Em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e levando em consideração as especificidades da área de Letras, o curso se propõe a formar profissionais com visão generalista e polivalente, dotados de competência e habilidades, atentos às mudanças organizacionais e ambientais e com espírito crítico, criativo e proativo, frente aos desafios. Dessa forma, o Curso Superior de Licenciatura em Letras da FAMEESP forma profissionais (egressos) dotados de competências e habilidades que viabilizem condições para que o futuro profissional seja capacitado a: Lidar, de forma crítica, com as linguagens, especialmente a verbal, nos contextos oral e escrito, e conscientes de sua inserção na sociedade e das relações com o outro. Dominar o uso da língua ou das línguas que sejam objeto de seus estudos, em termos de sua estrutura, funcionamento e manifestações culturais, além de ter consciência das variedades linguísticas e culturais. Refletir teoricamente sobre a linguagem, de fazer uso de novas tecnologias e de compreender sua formação profissional como processo contínuo, autônomo e permanente. A pesquisa e a extensão, além do ensino, devem articular-se neste processo. Refletir criticamente sobre temas e questões relativas aos conhecimentos linguísticos e literários. Resolver problemas, tomar decisões, trabalhar em equipe e comunicar-se dentro da multidisciplinaridade dos diversos saberes que compõem a formação universitária em Letras. Comprometer-se com a ética, com a responsabilidade social e educacional, e com as consequências de sua atuação no mundo do trabalho. Compreender a importância da busca permanente da educação continuada e do desenvolvimento profissional. Domínio do uso da língua portuguesa ou de uma língua estrangeira, nas suas manifestações oral e escrita, em termos de recepção e produção de textos; Refletir analítica e criticamente sobre a linguagem como fenômeno psicológico, educacional, social, histórico, cultural, político e ideológico; visão crítica das perspectivas teóricas adotadas nas investigações linguísticas e literárias, que fundamentam sua formação profissional; preparação profissional atualizada, de acordo com a dinâmica do mercado de trabalho; percepção de diferentes contextos interculturais; utilização dos recursos da informática; domínio dos conteúdos básicos que são objeto dos processos de ensino e aprendizagem no ensino fundamental e médio; domínio dos métodos e técnicas pedagógicas que permitam a transposição dos conhecimentos para os diferentes níveis de ensino.

período
noturnocarga horária
3900 horasduração
8 semestresmodalidade
Ensino a Distância (EAD)tipo de formação
Graduaçãocadastro e-mec
1545521COORDENAÇÃO
Andressa dos Santos Xavier SilvaPROCESSO SELETIVO
2025/1PORTARIA
Curso Autorizado pela Portaria SERES/MEC Nº 1.101, DE 29/09/2021 e publicada no D.O.U. N° 186, Seção 1, Pág. 131 de 30/09/2021Arquivo
Grade curricular
Corpo docente