História
O curso de licenciatura em História prepara profissionais para o exercício do magistério, capacitando-o para a prática em sala de aula, tornando-o apto a organizar e continuamente rever seus procedimentos de forma contextualizada e de acordo com uma reflexão teórica autônoma, desenvolvendo competências técnicas e reflexão crítica em sua formação pedagógica. O curso prioriza a compreensão do papel da educação e da escola na sociedade contemporânea, numa perspectiva crítica e transformadora que se estrutura nas noções, métodos e temas do conhecimento histórico.
público alvo
O curso é destinado a quem deseja adquirir sua formação para atuar como docente na educação básica, ensino fundamental, ensino médio, educação profissional, bem como no ensino superior, em escolas públicas e particulares.
mercado de trabalho
O mercado de trabalho para os graduados em História engloba a atuação no magistério do ensino fundamental e ensino médio em instituições públicas e privadas, podendo atuar também em outros segmentos educacionais: projetos culturais voltados para educação; curadorias voltadas para educação; projetos em empresas vinculados a educação; desenvolvimento de atividades de cunho educacional em museus, centros de pesquisa, arquivos e empresas.
perfil do egresso
Em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e levando em consideração as especificidades da área de História, o curso se propõe a formar profissionais com visão generalista e polivalente, dotados de competência e habilidades, atentos às mudanças organizacionais e ambientais e com espírito crítico, criativo e proativo, frente aos desafios. Dessa forma, o Curso Superior de Licenciatura em História da FAMEESP forma profissionais (egressos) dotados de competências e habilidades que viabilizem condições para que o futuro profissional seja capacitado a: Apropriar-se do conhecimento histórico, geral e específico, e das práticas de sua produção e circulação histórico-social; Pensar a História de forma interdisciplinar, analítica, crítica e reflexiva, como forma de ampliar a perspectiva de análise da sociedade em suas múltiplas dimensões; Dominar ferramentas didático-pedagógicas que auxiliem e viabilizem a aprendizagem dos alunos; Buscar referenciais teóricos (e sua prática) de educação, em geral, e de História, em particular, que irão nortear sua prática no ensino-aprendizagem; Buscar formação continuada e aprimoramento para sua prática docente; Ler de forma crítica os novos desafios da sociedade contemporânea nas perspectivas teórica, metodológica e social; Comprometer-se como sujeito e agente da História em sua construção e análise crítica e cultural; Comprometer-se como sujeito em seu papel social, político e ético; Atender, como historiador, às demandas da comunidade; Atender, como docente e como historiógrafo, as atividades de pesquisas em entidades (públicas ou privadas), em trabalhos de consultoria e/ou assessoria, ou ainda como organizador de ações nas diversas áreas relacionadas à história, à cultura e à sociedade.

período
noturnocarga horária
3900 horasduração
8 semestresmodalidade
Ensino a Distância (EAD)tipo de formação
Graduaçãocadastro e-mec
1527578COORDENAÇÃO
Andressa dos Santos Xavier SilvaPROCESSO SELETIVO
2025/1PORTARIA
Curso Autorizado pela Portaria SERES/MEC Nº 1.068, DE 23/09/2021 e publicada no D.O.U. N° 182, Seção 1, Pág. 70 de 24/09/2021Arquivo
Grade curricular
Corpo docente