Gestão Pública
O curso forma profissionais generalistas, humanistas com capacidade de planejamento, implementação e gerenciamento de programas, projetos e políticas públicas, e de adaptação às novas realidades e necessidades das organizações com responsabilidade social e ética profissional, oferecendo elementos que irão contribuir para a formação de gestores públicos e agentes políticos e sociais tanto para compreender a diversidade dos aspectos centrais da gestão pública, como para intervir concretamente na melhoria de sua performance, aperfeiçoar seus conhecimentos para o exercício de suas atividades.
público alvo
O curso é destinado a quem deseja adquirir sua formação para atuar com ética e competência em qualquer organização do setor público na administração direta, indireta, autárquica, fundacional ou em organizações públicas, que desejam atuar com o desenvolvimento do país, envolvidos com a defesa da cidadania, engajados com as transformações socioculturais, cumprindo com as Políticas Públicas, podendo atuar em assessoria ou consultoria junto aos setores públicos e privadas.
mercado de trabalho
O mercado de trabalho para os graduados em Gestão Pública é amplo, sendo que o profissional graduado pode prestar assessoria, atuar como consultor técnico e ainda trabalhar com planejamento, implementação e execução de programas e políticas públicas, apoio na defesa de interesses públicos; atuação em órgãos fiscalizadores, além de poder atuar em fundações e empresas privadas que desenvolvem projetos em parcerias com o poder público.
perfil do egresso
Em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos Superiores de Tecnologia e levando em consideração as especificidades da área de Gestão Pública, o curso se propõe a formar profissionais com visão generalista e polivalente, dotados de competência e habilidades, atentos às mudanças organizacionais e ambientais e com espírito crítico, criativo e proativo, frente aos desafios. Dessa forma, o Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública da FAMEESP forma profissionais (egressos) dotados de competências e habilidades que viabilizem condições para que o futuro profissional seja capacitado a: Atuar e desenvolver atividades relacionas à gestão nas organizações públicas e participar da elaboração, do planejamento, da coordenação e do controle de políticas públicas; Compreender de forma sistêmica o meio social, legal, político, econômico e cultural, a fim de tomar decisões em um contexto diversificado e interdependente da área pública, promovendo o estreitamento das relações entre Governo e Sociedade Civil; Empreender e promover transformações de forma interdisciplinar, compreendendo a necessidade do contínuo aperfeiçoamento profissional e do desenvolvimento da autoconfiança, participando da modernização e inovação das estruturas e funcionamento do Serviço Público; Expressar-se e comunicar-se com clareza e assertividade; Promover com determinação e vontade política e administrativa a educação continuada de servidores públicos; Liderar processos de mudança das desigualdades e de exclusão econômica e social; Adequar os recursos financeiros, físicos e tecnológicos visando o bem-estar coletivo e promover processos democráticos participativos no âmbito estatal que possibilite a iniciativa e o desenvolvimento pleno das pessoas; Reconhecer e definir problemas, equacionar soluções, pensar estrategicamente, introduzir modificações nos processos organizacionais, atuar preventivamente, transferir e generalizar conhecimentos e exercer, em diferentes graus de complexidade, o processo da tomada de decisão; Refletir e atuar criticamente sobre a esfera da produção de serviços públicos, compreendendo sua posição e função na estrutura produtiva sob seu controle e gerenciamento; Desenvolver raciocínio lógico, crítico e analítico para operar com valores e formulações matemáticas presentes nas relações formais e causais entre fenômenos produtivos, administrativos e de controle em diferentes contextos organizacionais e sociais; Elaborar, implementar e consolidar projetos, realizar consultoria e auditoria, elaborar pareceres e perícias administrativas em organizações públicas; Opinar sobre a lisura de licitações e contratos públicos; Identificar as formas e características de Licitações públicas; Aplicar as normas das Leis e suas atualizações, da redação, de editais de licitação e contratos peculiares à esfera pública.
período
noturnocarga horária
2020 horasduração
4 semestresmodalidade
Ensino a Distância (EAD)tipo de formação
Graduaçãocadastro e-mec
1545529COORDENAÇÃO
Paola Alves Martins dos Santos (Coordenadora)PROCESSO SELETIVO
2024/2PORTARIA
Curso Autorizado pela Portaria SERES/MEC Nº 1.101, de 29/09/2021 e publicada no D.O.U. N° 186, Seção 1, Pág. 131 de 30/09/2021Arquivo
Grade curricular
Corpo docente