Gestão Comercial
O curso de Gestão Comercial forma profissionais de nível superior competentes para lidarem com o planejamento financeiro, econômico, comercial e tributário, aumentando sua competitividade e melhorando os resultados das empresas. Visa ainda formar profissionais com conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias para atuarem como gestores comerciais, nos diferentes tipos de organizações, planejando, executando atividades, desenvolvendo e mantendo relações comerciais e interpessoais, com clientes internos e externos, com vistas ao desenvolvimento organizacional.
público alvo
O curso é destinado a quem deseja atuar como gestores comerciais, executivos, gerentes, líderes e profissionais que atuam no segmento empresarial, bem como consultores e aqueles que desejam cargos estratégicos e de liderança.
mercado de trabalho
O mercado de trabalho para os graduados em Gestão Comercial pode aturar em todos os níveis empresariais, tais como: gerente, operador ou empreendedor, sendo o indivíduo que faz a ligação entre o atacado e o varejo, sempre voltado para a organização, gestão do tempo com boa comunicação.
perfil do egresso
Em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos Superiores de Tecnologia e levando em consideração as especificidades da área de Gestão Comercial, o curso se propõe a formar profissionais capazes de: Elaborar de projetos práticos e utilização intensiva da metodologia de estudos de casos, com capacidade de seleção, coleta e análise de dados, criatividade, imaginação e trabalho em equipe; Dominar técnicas de Gestão Comercial, de mercado, de vendas e da percepção para lidar com pessoas de diferentes culturas, rendas e gostos; Contribuir para facilitar os estudos de novos projetos e a sua execução e planejamento, desde o nível tático operacional até os níveis estratégicos da organização; Ter ciência da sociabilidade e das técnicas de negociação, pesquisa e planejamento para executar as suas funções no cada vez mais qualitativo cenário comercial; Desenvolver o planejamento empresarial, aplicando ferramentas e técnicas de planejamento estratégico; Analisar e gerenciar o comportamento humano em contextos organizacionais; Comunicar-se no contexto organizacional, compreendendo e aplicando as diversas modalidades de comunicação empresarial escrita; Definir e gerenciar a logística de transporte de produtos, com vistas à minimização de custos e agilidade no processo; Desenvolver e avaliar planos de negócios; Desenvolver e gerenciar Customer Relationship Management – CRM (Gestão de Relacionamento com os Clientes); Atuar na área de vendas utilizando técnicas de vendas e tecnologias que proporcionem alto grau de competitividade comercial; Desenvolver e capacitar equipes comerciais.
carga horária
2020duração
4 semestresmodalidade
Ensino a Distância (EAD)tipo de formação
Graduaçãocadastro e-mec
1570522COORDENAÇÃO
Regiane Quesada Alves Lima (Coordenadora)PROCESSO SELETIVO
2025/1PORTARIA
Curso Autorizado pela Portaria SERES/MEC Nº 774, de 20/07/2022 e publicada no D.O.U. N° 138, Seção 1, Pág. 61 de 22/07/2022Arquivo
Grade curricular
Corpo docente