Comércio Exterior
O curso de Comércio Exterior forma profissionais de nível superior capazes de atuarem no mercado de comércio exterior com domínio de suas operações fundamentais e seu respectivo gerenciamento, com postura empreendedora, atendendo às diferentes demandas do Comércio exterior, desenvolvendo uma visão analítico-profissional, diagnosticando problemas e propondo soluções.
público alvo
O curso é destinado a quem deseja atuar com operações de negócios internacionais.
mercado de trabalho
O profissional formado em Comércio Exterior atua diretamente com importação e exportação, trabalhando com o gerenciamento de operações como: importação, exportação, transações cambiais, despacho e legislação aduaneira, prospecção e pesquisa de mercados, definição de planos de ação, negociação e execução de operações legais, contratos, logística internacional, controle do fluxo de embarque e desembarque de produtos, bem como registros de mercadorias e fluxo aduaneiro sempre acompanhando a legislação.
perfil do egresso
Em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos Superiores de Tecnologia e levando em consideração as especificidades da área de Comércio Exterior, o curso se propõe a formar profissionais capazes de: Gerenciar planos e estratégias para a internacionalização das organizações, visando sempre o mercado globalizado; Atuar com competência, entendendo seus ambientes e atuação nos mais diversos ramos do comércio e da organização voltado tanto para o nível nacional quanto internacional; Diagnosticar e formular problemas, propondo soluções no campo das relações comerciais e da economia; Possuir senso crítico para compreende, de forma técnica e reflexiva, as rápidas transformações que o ambiente político e econômico, bem como social vem enfrentando; Ter habilidades de comunicação e expressão, oral e escrita, em especial, nas línguas Portuguesa, Inglesa e Espanhola (não excluindo as demais línguas, como francês, alemão e mandarim); Ter capacidade abrangente de análise, interpretação e correlação, com visão sistêmica para interpretar adequadamente os cenários sociais, as alterações políticas, econômicas, o ambiente de competição, as formas de mercado, as tendências culturais dos grupos e as possibilidades de integração das economias contemporâneas; Ter capacidade de elaborar plano de negócios, plano de internacionalização de uma empresa; Aplicar e ampliar a vasta área dos conhecimentos obtidos em sua formação; Perceber e compreender a economia e a política internacional em gestão de negócios internacionais, marketing e mercados internacionais; Articular as relações entre comércio exterior, questões ambientais e sustentabilidade, diante das relações de acordos de negociações entre países, blocos econômicos, e demais arranjos comerciais no cenário internacional.
carga horária
2020duração
4 semestresmodalidade
Ensino a Distância (EAD)tipo de formação
Graduaçãocadastro e-mec
1570519COORDENAÇÃO
Regiane Quesada Alves Lima (Coordenadora)PROCESSO SELETIVO
2024/2PORTARIA
Curso Autorizado pela Portaria SERES/MEC Nº 774, de 20/07/2022 e publicada no D.O.U. N° 138, Seção 1, Pág. 61 de 22/07/2022Arquivo
Grade curricular
Corpo docente