Serviço Social

O curso de graduação em Serviço Social forma assistentes sociais para trabalhar com o planejamento, a implementação, a coordenação e a avaliação de políticas e projetos sociais junto a indivíduos, grupos, comunidades e instituições, atuando na gestão e aplicação dos serviços, políticas públicas, programas e projetos sociais, junto a órgãos da administração pública, bem como empresas, entidades e organizações populares, com conhecimento sobre os problemas sociais e suas relações com movimentos e demandas populares aplicando os direitos sociais garantindo os direitos humanos.

público alvo

O curso é destinado a quem deseja adquirir sua formação para atuar frente à realidade social, em especial, às vulnerabilidades e problemas sociais, que vislumbrem criar e gerenciar projetos sociais, com atitude crítica, reflexiva e propositiva.

mercado de trabalho

O mercado de trabalho para os graduados em Serviço Social engloba a atuação em órgãos públicos e empresas privadas (como hospitais, centros de saúde, varas da infância e da juventude, entre outros), sindicatos, entidades filantrópicas, organizações não governamentais, abrigos, creches, associação de moradores, empresas, bem como para atender demandas junto a equipes multiprofissionais.

perfil do egresso

Em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de Serviço Social e levando em consideração as especificidades da área de Serviço Social, o curso se propõe a formar profissionais com visão generalista e polivalente, dotados de competência e habilidades, atentos às mudanças organizacionais e ambientais e com espírito crítico, criativo e proativo, frente aos desafios. Dessa forma, o Curso Superior de Bacharel em Serviço Social da FAMEESP forma profissionais (egressos) dotados de competências e habilidades que viabilizem condições para que o futuro profissional seja capacitado a: Atuar nas expressões da questão social, formulando e implementando propostas de intervenção para seu enfrentamento, com capacidade de promover o exercício pleno da cidadania, por meio de políticas sociais públicas, empresariais, de organizações da sociedade civil e movimentos sociais. Inserir com criativa e propositiva dos usuários do Serviço Social, no conjunto das relações sociais e no mercado de trabalho. Planejar, formular e executar políticas sociais em órgãos da administração pública e privada, empresas e organizações da sociedade civil. Planejar, elaborar, executar e avaliar planos, programas e projetos na área social. Contribuir para viabilizar a participação dos usuários nas decisões institucionais. Planejar, organizar, executar e administrar benefícios e serviços sociais. Planejar, organizar e realizar pesquisas que subsidiem a formulação de políticas e ações profissionais. Assessorar e prestar consultoria a órgãos da administração pública, empresas privadas e movimentos sociais no âmbito das políticas sociais. Orientar a população na identificação de recursos para atendimento e defesa de seus direitos. Planejar, organizar e realizar estudos socioeconômico-sociais para identificação de demandas e necessidades sociais. Realizar visitas, perícias técnicas, laudos, informações e pareceres sobre matéria de Serviço Social. Exercer funções gestão e direção em organizações públicas e privadas na área de Serviço Social. Integrar equipes interdisciplinares nos diferentes espaços sócio ocupacionais na gestão, elaboração, execução de políticas e projetos sociais.

Serviço Social

carga horária

3640

duração

8 semestres

modalidade

Ensino a Distância (EAD)

tipo de formação

Graduação

cadastro e-mec

1527569

COORDENAÇÃO

Eloisa Maria Steluti (Coordenadora)

E-MAIL

coordenacaoservicosocial@faculdademetropolitana.edu.br

PROCESSO SELETIVO

2025/1

PORTARIA

Curso Autorizado pela Portaria SERES/MEC Nº 1.067, DE 23/09/2021 e publicada no D.O.U. N° 182, Seção 1, Pág. 68 de 24/09/2021
Arquivo

Grade curricular

Corpo docente

1º Semestre

Introdução ao Serviço Social60h
Legislação Social 60h
Metodologia de Pesquisa em Serviço Social60h
Psicologia Social80h
Projeto de Extensão I60h
Leitura e Interpretação de Textos80h
Nivelamento Matemática0h
Nivelamento Língua Portuguesa0h
Nivelamento - Língua Inglesa0h

2º Semestre

Política Social60h
Economia Política60h
Família, segmentos populacionais e Políticas Sociais60h
Formação social, econômica e política no Brasil80h
Fundamentos Teóricos, Históricos e Metodológicos do Serviço Social – Projeto Ético e Político80h
Projeto de Extensão II60h

3º Semestre

Estratégias e Técnicas em Serviço Social I60h
Pensamento Social 60h
Fundamentos Históricos Teóricos Metodológicos do Serviço Social I 60h
Movimentos Sociais e Serviços Sociais80h
Projeto de Extensão III60h

4º Semestre

Estratégias e Técnicas em Serviço Social II60h
Política Setorial I60h
Fundamentos Históricos Teóricos Metodológicos do Serviço Social II60h
Processo de Trabalho em Serviço Social80h
Projeto de Extensão IV60h

5º Semestre

Fundamentos Históricos Teóricos Metodológicos do Serviço Social III60h
Estágio Supervisionado I100h
Questão Social e Serviço Social60h
Políticas Setoriais II60h
Supervisão Acadêmica de Estágio I40h
Projeto de Extensão V60h
Ética Profissional do Serviço Social I40h

6º Semestre

Gestão e Planejamento em Serviço Social60h
Estágio Supervisionado II100h
Supervisão Acadêmica de Estágio II40h
Ética Profissional do Serviço Social II60h
Projeto de Extensão VI80h

7º Semestre

Estágio Supervisionado III100h
Supervisão Acadêmica de Estágio III40h
Ética Profissional do Serviço Social III40h
Serviço Social e Política de Assistência social e família80h
Trabalho de Conclusão de Curso I40h

8º Semestre

Estágio Supervisionado IV100h
Supervisão Acadêmica de Estágio IV60h
Ética Profissional do Serviço Social IV40h
Estudos Culturais e Antropológicos80h
Trabalho de Conclusão de Curso II40h
Atividades Complementares200h

Eletivas - 1º Semestre

Sociologia da violência e do controle social80h
Ética e Cidadania80h
Educação Ambiental e Cidadania80h

Eletivas - 2º Semestre

Gestão da Inovação 80h
Infância, adolescência e cidadania80h
Questão Social, Direitos humanos e diversidade60h

Eletivas - 3º Semestre

Relações Étnico-raciais80h
Relações de Gênero e Serviço Social80h
Serviço Social Jurídico80h

Eletivas - 4º Semestre

Crise e Reforma do Bem Estar80h
Serviço Social e Meio Ambiente80h
Sociologia da Acessibilidade80h

Eletivas - 5º Semestre

Libras – curso de formação para iniciantes80h
Libras – Curso de Formação Avançada80h
Sindicalismo e Relações de Trabalho80h

Eletivas - 6º Semestre

Dinâmica da Gestão de Pessoas60h
Cultura e Diversidade Religiosa60h
Velhice e Sociedade60h

Eletivas - 7º Semestre

Processos de trabalho do assistente social em organizações60h
O sistema previdenciário e o trabalho do assistente social60h
Tópicos Especiais em Serviço Social e Práticas em Saúde80h

Eletivas - 8º Semestre

Empreendedorismo Social60h
Contabilidade Social e Ambiental80h
Psicologia do Desenvolvimento Humano 60h
Fale conosco pelo whatsapp