Educação Física
O curso de Licenciatura em Educação Física prepara profissionais para o exercício do magistério, capacitando-o para a prática em sala de aula, tornando-o apto a organizar e continuamente rever seus procedimentos de forma contextualizada e de acordo com uma reflexão teórica autônoma, desenvolvendo competências técnicas e reflexão crítica em sua formação pedagógica. O curso prioriza a compreensão do papel da educação e da escola na sociedade contemporânea, numa perspectiva crítica e transformadora, realizando a instrução dos alunos para que eles desenvolvam capacidade física por meio de atividades que envolvem o movimento corporal, bem como o ensino básico de modalidades esportivas.
público alvo
O curso é destinado a quem deseja adquirir sua formação para compreender a situação vigente e promover transformações essenciais tendo em vista as grandes mudanças da sociedade, em especial, voltado para a área de saúde e bem-estar social.
mercado de trabalho
O mercado de trabalho para os graduados em Educação Física engloba a atuação como professor de Educação Física do Ensino Fundamental e Médio.
perfil do egresso
Em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação), o curso se propõe a formar profissionais (egressos) dotados de competências e habilidades que viabilizem condições para que o futuro profissional seja capacitado a: Entender a Ciência como um processo histórico, desenvolvido em diferentes contextos sociopolíticos, culturais e econômicos; Compreender a Educação Física como uma das linguagens da Ciência e o conhecimento da Educação Física como construção e manifestação da cultura humana; Reconhecer as relações do desenvolvimento da Educação Física com o de outros domínios de conhecimento sistematizado, tecnologias e instâncias sociais, especialmente contemporâneas; Reconhecer a influência da Educação Física no (re) dimensionamento dos contextos cultural, social, político e econômico do mundo moderno; Compreender os fundamentos das tecnologias e processos produtivos modernos: a técnica e os princípios científicos; Demonstrar comprometimento ético e responsabilidade social no exercício profissional, compreendendo o papel social da escola e do educador; Dominar conteúdos pedagógicos; Conhecer instrumentos e conteúdos que conduzam ao aperfeiçoamento da prática pedagógica e que conduzam à investigação e compreensão de fenômenos educacionais; Conhecer e ter familiaridade com as tecnologias de informação e comunicação; Avaliar o impacto do conhecimento técnico, científico e tecnológico em diferentes contextos; Desenvolver recursos didáticos para o ensino da Educação Física; Planejar e conduzir diferentes abordagens de ensino para promover a aprendizagem da Educação Física.
carga horária
3880duração
8 semestresmodalidade
Ensino a Distância (EAD)tipo de formação
Graduaçãocadastro e-mec
1545520COORDENAÇÃO
José Eduardo Costa de Oliveira (Coordenador)PROCESSO SELETIVO
2024/2PORTARIA
Curso Autorizado pela Portaria SERES/MEC Nº 1.384, DE 02/12/2021 e publicada no D.O.U. N° 227, Seção 1, Pág. 120 de 03/12/2021Arquivo
Grade curricular
Corpo docente