Metodologia


Curso de Graduação

A Faculdade Metropolitana desenvolveu sua metodologia pedagógica visando prover uma formação de excelência com máxima flexibilidade ao aluno, que pode organizar sua rotina de estudos com flexibilidade.

Para realizar seus estudos, o aluno contará com um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), onde poderá acessar suas disciplinas, assistir as videoaulas, realizar download dos materiais didáticos de apoio, além de poder participar de chats, fóruns e desenvolver atividades totalmente online.

Além do AVA, o aluno da Faculdade Metropolitana conta também com uma Biblioteca Virtual que lhe permite acessar na íntegra mais de 5 mil obras das mais renomadas editoras do Brasil e do mundo, facilitando seus estudos e ampliando a variedade do material disponível.

Como metodologia de avaliação, a Faculdade Metropolitana (EaD) considerará atividades a distância realizadas ao longo de cada semestre, com uma única avaliação presencial ao final de cada semestre.


Cursos de Pós-Graduação

Todos os nossos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu são organizados em 12 módulos, cada qual composto por 4 unidades de aprendizagem. Uma unidade de aprendizagem é constituída por uma apresentação; um desafio para reflexão sobre o conteúdo; um infográfico; um capítulo de livro; uma dica do professor, que poderá ser uma videoaula; 1 quiz com 5 questões de múltipla escolha com o objetivo de promover melhor fixação de cada conteúdo; um caso de aplicação prática dos conteúdos; e, por fim, links para materiais complementares, que podem incluir textos e vídeos diversos.

O desafio e o quiz não possuem caráter avaliativo, ou seja, não comporão sua nota, tendo papel apenas de promover a reflexão sobre os temas e a fixação dos conteúdos.

Como avaliação, cada módulo contará com uma prova de 5 questões de múltipla escolha com 5 alternativas (A, B, C, D, E), que valerá 10 pontos, sendo necessário atingir a nota mínima 6 para aprovação. Caso o aluno não obtenha essa nota na primeira tentativa, uma nova chance é disponibilizada. Por fim, se ainda na segunda tentativa o aluno for reprovado, ele poderá realizar, ao término do curso, uma prova de recuperação sobre os temas abordados nos módulos em que tenha reprovado.

Como trabalho de conclusão do curso, o aluno deverá desenvolver um projeto seguindo o modelo e orientações disponibilizados no módulo “Projeto: Trabalho de Conclusão de Curso”.

Durante todo o curso, o aluno contará com apoio de um docente tutor, que poderá auxiliá-lo em todas as suas dúvidas, sejam elas relacionadas ao conteúdo ou à plataforma de estudo.

Em relação à duração dos cursos, o sistema liberará ao aluno um módulo por mês, de modo que a pós-graduação poderá ser concluída em 12 meses, contando ainda com até 3 meses adicionais para a entrega de seu trabalho de conclusão de curso via ambiente virtual.